Quais as causas mais frequentes da acne em adultos


A acne é uma patologia do folículo pilo sebáceo (folículo piloso ligado à glândula sebácea e onde o pelo está atrofiado; através desse canal a secreção da glândula chega à superfície da pele).

De uma maneira simplificada a acne se forma por:

Hiperqueratinização folicular-obstrução do orifício folicular-comedo

Hipersecreção sebácea

Infecção bacteriana: Propiniobacterium acnes

Acúmulo sebo ? ruptura do foliculo- infecção bacteriana -processo inflamatório = acne

É uma doença de grande impacto social:

85% das pessoas entre 12-25 anos terão alguma lesão de acne
Baixa
Depressão Raiva Sentimento de inferioridade
Baixo rendimento escolar (acne severa)
Maior índice de desemprego (adulto)

Apesar de ser mais comum no adolescente a acne pode persistir durante a vida adulta, principalmente em pessoas com:

- acne mais severa onde há uma influência genética que determina um maior tamanho e atividade da glândula, e anormalidades no folículo; - mulheres com problemas hormonais.

Nesse caso a acne pode surgir só na idade adulta, longe da fase da puberdade e é chamada acne da mulher adulta, acometendo cerca de 30% das mulheres.

. Em que fase da vida adulta são mais comuns? por que?

Geralmente esse tipo de acne surge após os 25 anos e acomete principalmente a região do queixo e pescoço, com espinhas inflamadas e dolorosas que pioram na fase pré menstrual. Nesses casos é importante pesquisar alterações hormonais, ovários policísticos, hiperandrogenismo ( aumento de hormônios masculinos), resistência periférica à insulina.

. Quais os tipos de acne?

No adulto, além das causas já citadas (genéticos, hormonais) a acne pode surgir por obstrução do folículo por causas externas - acne cosmética, acne profissional ( trabalhadores que lidam com óleos, graxas, substâncias químicas halogenadas - cloracne);Erupções acneiformes podem ser causadas por medicamentos sistêmicos como cortisona, vitamina B12, etc; e até o sol pode levar a um quadro de acne chamada "acne de Majorca".
Devemos diferenciar a acne no adulto de uma outra doença muito semelhante chamada Rosácea: Rosácea é uma doença crônica, inflamatória e progressiva da pele. Afeta principalmente adultos, homens e mulheres entre 30 e 60 anos. Também chamada de "acne do adulto", a Rosácea na verdade não é acne, mas sim uma doença que produz vermelhidão, pequenas veias proeminentes na face além das "espinhas"( pústulas e pápulas= bolinhas vermelhas).

Quais as diferenças, por exemplo, entre as acnes que surgem na testa para as que surgem no queixo e região dos lábios?

A acne mais localizada na parte inferior da face - queixo e mandíbula pescoço está mais associada a alterações hormonais; quando há predomínio de vasinhos pele vermelha e lesões no centro da face nariz e bochechas deve ser afastada a rosácea.

Quais os tratamentos indicados? Quanto tempo duram os tratamentos

O tratamento e o tempo de tratamento irá depender do diagnóstico correcto. Acne é uma doença e, portanto deve ser tratada por um dermatologista que após exame clínico e laboratoriais para se determinar às causas irá prescrever além das medidas locais, medicamentos como antibióticos, anti andrógenos, sensibilizantes da insulina, isotretinoína, etc

Como deve ser o cuidado diário para amenizar?

- Limpar o rosto pele manhã e noite com sabonete ou limpador adequado para o seu tipo de pele
- não use sabonetes abrasivos se estiver cheia de espinhas inflamadas e com pus
- Não desengordurar em excesso - a glândula sebácea vai entender que a pele está ressecada e vai produzir mais oleosidade
- não use cremes gordurosos prefira os "oil free", géis e gel cremes

Deve-se evitar alguns alimentos? quais?

A acne não é desencadeada por alimentos, e portanto isso de chocolate dar espinha não foi comprovado em estudo científico realizado Plewig e Kligman nos EUA. Porém os autores observaram que dieta com baixa caloria diminui a DHEAS, um andrógeno - que pode estar implicado no desencadeamento da acne - principalmente aquelas com influencia hormonal.

Portanto, uma alimentação equilibrada é bom não só para a pele


<< voltar <<